O que é estação meteorológica?

Vamos tentar explicar isso da maneira fácil – uma estação meteorológica nada mais é do que um conjunto de sensores (juntos ou separados) que medem alguns dados da atmosfera. Esses dados, por sua vez, podem ajudar muito o agricultor se usados de maneira correta.

Existem diversos modelos de estações, assim como uma variedade enorme de sensores. Mas o agricultor deve observar o que realmente é importante para o cultivo dele. Muitas vezes, uma estação básica é suficiente para atender às suas necessidades.

Devemos levar em consideração que muitas soluções precisam, primeiro, de uma avaliação do local de instalação e das necessidades do produtor. Por exemplo, no local existe sinal de telefonia celular? A área é aberta, sem vegetação alta? Vai ter alguém para monitorar e proteger o equipamento? De onde o agricultor acessará os dados – no local, no escritório, em outro estado? Essas dúvidas normalmente só são respondidas após uma conversa com um consultor. E são elas que vão determinar, em boa parte, qual o equipamento a ser utilizado.

field.4

Quais as vantagens de se usar uma estação na minha fazenda?

Vamos ser claros: a vantagem é redução de custos. E, se eliminamos gastos, estamos falando de mais dinheiro no bolso no final da safra.

Essa redução se dá na diminuição da quantidade de água usada na irrigação, no menor consumo de energia elétrica e na menor necessidade de fertilizantes. Ou seja, estamos falando de usar água e insumos na hora certa e na quantidade certa, mas sem prejuízo da qualidade do cultivo.

Nesse ponto que é fundamental ter uma estação meteorológica adequada para mensurar o que está sendo consumido e em que quantidade.

Porém, não existe um valor exato de redução. Isso vai depender do sistema de irrigação utilizado, da área plantada, do cultivo em si e, não menos importante, como os dados climáticos estão sendo tratados.

Lembrem-se: o que não é medido, não pode ser controlado.

software de gerenciamento
Software de Gerenciamento

 

Software de Manejo de Irrigação
Software de Manejo de Irrigação
Previsão do Tempo Exclusiva
Previsão do Tempo Exclusiva

 

Quais marcas e modelos existem?

Hoje, há no mercado, uma variedade enorme de estações. Porém, o mais importante a observar, é o que de fato o agricultor precisa. O que ele quer medir? A partir dessa resposta é possível escolher o equipamento certo.

Todavia, alguns modelos são mais indicados para a agricultura por apresentarem ferramentas exclusivas e possuírem um custo-benefício justo. Veja alguns:

Acesso aos dados de qualquer lugar, usando um computador ou até mesmo um celular. Software em português. Previsão do tempo exclusiva para a sua fazenda. Aplicativo de manejo de irrigação, que indicará automaticamente qual lâmina d’agua precisará no dia seguinte. Modelo de previsão de doenças. Possibilidade de se instalar câmeras no campo com transmissão de imagens por um período de tempo desejado. Janela de pulverização.

mundo clima

Eu mesmo posso instalar?

Alguns modelos são relativamente fáceis de instalar, porém existem detalhes tanto do local quanto da montagem do equipamento, que devem ser observados. Além disso, o mais importante é saber usar todas as ferramentas que estão dentro do software. Portanto, aconselhamos a contratação de um profissional habilitado para que o equipamento funcione em sua capacidade máxima e, aí sim, conseguir a redução de custo que falamos anteriormente.

 

Nosso MUNDO é entender o CLIMA.