Há milhares de anos, os seres humanos vêm aprendendo as técnicas para cultivar espécies e lidar com os recursos da natureza, surgindo assim a agricultura. Com o desenvolvimento das tecnologias, o modo rudimentar de plantio passou a ser substituído por técnicas mais modernas, que utilizam os recursos e a tecnologia em favor da produção.

Essas novas práticas agrícolas usam produtos que potencializam a produção, como fertilizantes e pesticidas. Porém, muitos agricultores deixam de levar em consideração desperdício de recursos agrícolas, gerando gastos desnecessários.

Por isso, é preciso utilizar técnicas para minimizar essas perdas! Não sabe como fazer isso? Então continue lendo e conheça algumas estratégias!

Poupando água

A agricultura é um dos setores que mais consomem água no país — utiliza cerca de 75% desse recurso natural. Porém, quase metade dessa água é desperdiçada. Entre os motivos para isso estão as irrigações executadas de maneira incorreta e falta de controle no processamento de produtos.

Mas já existem soluções para esse problema! Umas das maneiras de diminuir a perda de água na agricultura é fazer o nivelamento das áreas, pois permite que o escoamento seja melhor, reduzindo a fuga e a evaporação. Outra forma que vem sendo adotada em larga escala é o reúso. Assim, a água que sai dos processos agrícolas é levada até o ponto mais baixo do terreno, onde será bombeada novamente para as partes mais altas, sendo reutilizada e evitando seu desperdício.

É possível ainda utilizar a tecnologia como aliada! Já foram desenvolvidos equipamentos inteligentes que monitoram a produção e sabem exatamente quando e o quanto de água será necessário para a irrigação. Eles podem também ser usados para monitorar a umidade do ar, auxiliando na determinação do quanto de água a planta perde, economizando na sua reposição durante a irrigação.

Defensivos agrícolas

Esses produtos são utilizados em larga escala na agricultura. Sua principal função é controlar as pragas e doenças que causam danos às plantações. O comportamento dos defensivos agrícolas no meio ambiente depende da sua composição, podendo variar de acordo com a finalidade.

Devido à complexidade da atuação dessas substâncias, os produtores as utilizam de maneira indiscriminada, sem levar em consideração a sua real funcionalidade. Isso faz com que o uso de defensivos agrícolas não tenha nenhum benefício para a plantação, levando ao desperdício.

Por isso, é importante utilizar o defensivo ideal para o tipo de plantação a e finalidade desejada. Além de evitar perdas, o agricultor estará diminuindo gastos desnecessários com produtos que não possuem nenhuma utilidade.

Estação meteorológica: uma aliada na redução do desperdício de recursos agrícolas

A estação meteorológica faz a previsão do tempo e caracterização do clima, além de designar as estações climatológicas, sendo de grande utilidade para reduzir as perdas dos recursos agrícolas.

Como o produtor saberá as tendências climáticas para os próximos dias, será possível fazer uma programação para realizar o plantio, a colheita, aplicação de defensivos e manejo da irrigação, permitindo o planejamento agrícola e reduzindo, assim, o uso de produtos e substâncias.

Percebeu como é possível evitar o desperdício de recursos agrícolas? Se você conhece mais alguma dica que não colocamos aqui de não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!